Dr. Bernardo Nogueira

ECODOPPLERCARDIOGRAMA

WhatsApp Image 2018-03-06 at 21.48.57

O ecodopplercardiograma é um exame ultrassonográfico cardíaco que permite obter informações sobre o coração, como tamanho e função das câmaras que constituem o coração (átrios e ventrículos); espessura das paredes; integridade e movimentação das válvulas cárdicas (mitral e tricúspide entre átrios e ventrículos, aórtica e pulmonar entre ventrículos e artérias); padrões do fluxo sanguíneo; avaliação das veias cavas, veias pulmonares, artéria pulmonar e aorta; análise do pericárdio, além de alguns indicadores de função ventricular.

O doppler permite a visualização de estruturas vascularizadas e fluxo sanguíneo. Dando detalhes que aumentam a eficácia do exame ao fornecer dados mais precisos sobre a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no coração e vasos.

O exame é composto por imagens estáticas e em movimento dos músculos e válvulas do coração e o doppler é utilizado em conjunto para identificar direção do fluxo e velocidade do sangue graças ao mapeamento em cores que a técnica produz.

O exame pode demorar cerca de 30 minutos, não é invasivo e é realizado com o pet acordado, não havendo necessidade de qualquer preparo prévio. Pode ser necessário somente raspar os pelos de determinada área do tórax para a realização do exame. Devido ao pouco estresse causado pelo exame, a sedação não é indicada e raramente se faz necessária, até mesmo pelo fato de poder alterar alguns fatores importantes a serem avaliados.

Durante o período do exame, o cão ou gato precisará ficar deitado de lado e permanecer nesta posição por algum tempo, o que pode piorar a falta de ar de alguns animais que já apresentem algum problema cardíaco. Neste caso, se o animal não permitir a contenção e ficar muito dispneico (com dificuldade para respirar), pode ser necessário remarcar o exame após estabilização do pet.

O exame pode tentar ser realizado com o paciente em pé, dependendo da experiência do operador, porém em geral torna o exame com qualidade inferior e mais demorado. O exame é indicado quando o paciente tem suspeita de doença cardíaca causada por alteração morfo-funcional do órgão, como insuficiências de válvulas ou doenças de músculo. Em cães com dirofilariose o exame também é indicado para verificar as consequências da doença parasitária no coração do paciente.

Cães jovens podem ser portadores de doenças cardíacas congênitas como persistência de ducto arterioso, estenoses valvares, estenose pulmonar, dentre outras, também sendo indicado nesses casos. O ecodopplercardiograma pode ser necessário como exame pré-operatório, à critério do médico veterinário.