Dr. Bernardo Nogueira

ANESTESIOLOGIA

WhatsApp Image 2018-03-06 at 21.48.55 (1)

O termo anestesia é utilizado quando o profissional capacitado aplica um fármaco que provoca ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais por um tempo determinado.

Anestesiologia é uma especialidade médica que vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o período operatório, mas também os períodos pré e pós-operatórios. Apenas um profissional capacitado nesta área de atuação pode realizar o procedimento anestésico com segurança em seu cão.

A anestesia é necessária para muitos procedimentos cirúrgicos que requerem que o paciente seja imóvel, sem consciência e sem dor. Além disso, a anestesia tem como objetivo minimizar a resposta do estresse cirúrgico. Alguns procedimentos de diagnóstico requerem anestesia como a endoscopia, biopsias, tomografia, ressonância entre outros. Animais agressivos podem exigir anestesia, a fim de permitir a manipulação e realizar um exame físico. Animais exóticos, muitas vezes, necessitam de anestesia para procedimentos simples (como tirar uma radiografia ou a colocação do cateter), devido à falta de domesticidade. Os animais podem exigir anestesia para procedimentos terapêuticos, tais como cateterismo urinário .

Cães e gatos são frequentemente anestesiados para procedimentos cirúrgicos. Animais de pequeno porte são mais frequentemente colocadas sob anestesia geral, devido aos tipos de procedimentos, mais comumente realizados. Um protocolo anestésico equilibrado pode ser utilizado, com diferentes drogas, para evitar que uma alta dose de apenas um anestésico seja usada. Por exemplo, a combinação de um sedativo e um opiáceos vai permitir o uso de menos anestésico inalatório, melhorando a estabilidade do sistema circulatório.

No caso de um cirurgia programada, todos os exames pré-operatórios devem ser feitos para avaliar o estado do paciente. Com estes dados em mãos o médico veterinário especialista em anestesia fará a escolha da técnica e protocolo anestésico adequado. Este procedimento também ajudará na recuperação dos efeitos da anestesia e ausência de dor no pós-operatório.